Tratamento de Água- ETA

INFORMATIVO DO SISTEMA DE TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA


HISTÓRICO:

Toda a água que é tratada e distribuída para a população de nosso município vem do Ribeirão da Penha, que tem sua nascente localizada no município de Serra Negra / SP. Através da Estação de Recalque, a água é captada e enviada para o tratamento, utilizando-se de um conjunto de moto-bombas específicas para a execução deste serviço. Assim que a água chega à Estação de Tratamento de Água (ETA), inicia-se uma série de processos físico-químicos, que resultarão na obtenção de uma água em perfeitas condições para o consumo humano.

Na ETA, a água percorre vários estágios até ser distribuída com a qualidade necessária exigida para que a mesma possa ser distribuída. Existe a necessidade para cada estágio do tratamento, de um tempo correto de permanência da água para que todo o processo seja concluído.
Para se fazer a aplicação dos produtos químicos utilizados, avalia-se o volume de água a ser tratada, bem como a turbidez da água IN-NATURA (bruta), e a partir daí, são feitas as dosagens necessárias de produtos químicos, utilizando-se dos padrões estabelecidos previamente.

Através do laboratório de análise físico-químico instalado na ETA, realiza-se todo o controle das dosagens de produtos químicos utilizados no tratamento, efetuam-se análises de hora em hora, 24 horas por dia, de pH, Turbidez, Cor, residual de Cloro, Flúor e Bacteriológicas. Também são realizadas coletas de água semanalmente em toda a rede de distribuição para o acompanhamento da qualidade da água, e para verificar se a mesma atende aos padrões estabelecidos pela Portaria nº 2914 de 12/12/2012 do Ministério da Saúde.

COMPOSIÇÃO DA ETA:

FUNÇÕES:

 - VERTEDOURO: 
Receber a água enviada pela captação, aplicação de Policloreto de Alumínio (PAC), efetuar a pré-cloração (adição de Cloro) na entrada da água IN-NATURA .

 

 - CALHA PARSHALL: Quantificar o volume de água bruta que está chegando na ETA e misturar o PAC adicionado no vertedouro.

 -  8 CÂMARAS DE FLOCULADORES: Agitação e formação dos flóculos ou coágulos.

-  4 DECANTADORES: Realizam o processo de decantação dos floculos formados.

 -  6 FILTROS: Composto por camadas de areia de diferentes granulometria para reter as partículas que não decantaram.

 - POÇO DAS BOMBAS: Local onde estão instaladas as bombas de sucção responsáveis pela distribuição da água tratada para a rede e reservatórios.

 

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO:


  a)  CAPTAÇÃO: A água bruta é bombeada à ETA através de 4 conjuntos de moto-bombas com capacidade total de 380 litros/segundo, a água In Natura ou Bruta é transportada através de adutoras de grande diâmetro até a ETA.

  b)  FLOCULAÇÃO/COAGULAÇÃO: Consiste na formação de flóculos através da agitação lenta nas diversas câmaras, onde as partículas se aglutinam uma nas outras formando os flóculos que tem sua densidade maior que a água. Coagulação esta que se dá devido à aplicação do PAC.

  c)  DECANTAÇÃO: Em câmaras de volume calculado para que a velocidade da água seja menor que a velocidade de sedimentação dos flóculos, com isso os flóculos vão para o fundo das câmaras e a água segue livre de impurezas para os filtros.

   d)  FILTRAÇÃO: Consiste na filtração rápida por gravidade da água proveniente dos decantadores, onde retém a pequenas partículas que por ventura não decantaram.

   e)  DESINFECÇÃO: Após a passagem da água pelos filtros, aplica-se cloro na água para eliminar todo tipo de microorganismos (bactérias e vírus) que ainda possam estar presentes devido à não retenção nos filtros, tornando-se assim a água potável.

   f)  FLUORETAÇÃO: Consiste na adição do flúor para auxiliar na prevenção da cárie dentária.

   g)  CORREÇÃO DE pH: Esta é a ultima fase do tratamento. Consiste na adição de Hidróxido de Sódio para corrigir a acidez da água e eliminando o Gás Carbônico existente, que é prejudicial para a rede de distribuição por provocar corrosão.

 Informativo do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água

 Cartilha de Uso e Consumo de Água

 

Copyright by SAAE Itapira - Design by www.cebinet.com.br